26 de abr. de 2012

O que é Fanfic?

| |

"O que é fanfic?" Varias pessoas me perguntam isso. Fanfic é um termo que esta ficando cada vez mais popular na internet, e significa uma continuação de uma história escrita por fãs.

Fanfic é a abreviação do termo em inglês fan fiction, ou seja, "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. Trata-se de contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos animes, séries, mangás, livros, filmes ou história em quadrinhos a que faz referência,ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores.
Wikipédia.
Existem diversos tipos de fanfics, podem ser de terror, suspense, romance, etc. Por exemplo: Eu amo a série Grimm, então posso inventar uma história. Pode ser o ponto de vista de qualquer personagem e até narrado em 3° pessoa. Pode ser mesclada: Grimm, Crepúsculo e... Law & Order: SVU. A fanfic pode ser fiel, ou não. Existem diversas fanfics nada a ver com a série. Mas o que importa é o que a fanfic transmite.



Como Surgiu as FanFics?

Ninguém sabe. Simplesmente textos alternativos sobre determinadas séries começaram a surgir em todas as partes do mundo ( sim, existe escritores de fanfics em todas as partes do mundo, muitos no Brasil). Mas, embora sejam conhecidas na internet, as FanFics surgiram á muito tempo, talvez até mesmo em séculos passados através de clubes literários compostos por escritores.
Há quem diga que isto começou com um certo quarteto composto por Lord Byron, Mary Shelley, Percy Shelley e Claire Cleremont. Sim, as FanFics são uma pequena ramificação da arte literária onde seus autores começam a rascunhar suas criatividades para possíveis obras literárias originais.
Entretanto, a popularização e nomeação do termo FanFic para textos que utilizavam personagens conhecidos em novas aventuras foi popularizada através da web e dos fanzines (histórias em quadrinhos amadoras). O termo FanFic tornou-se famoso quando surgiu na web o mito de que o desenho A Caverna do Dragão teria um verdadeiro "final" nunca antes mostrado. Após isso, surgiram histórias de diversos desenhos japoneses ( Sailor Moon, Dragon Ball), hqs(X-Men), séries(Arquivo X) e principalmente livros ( Harry Potter). Mas a essência da FanFic mantém-se a mesma; como uma atividade amadora.
-----
Onde se Publica FanFics? 

As FanFics estão presentes única e exclusivamente na internet. É raro outro lugar onde outras pessoas possam ler. Através de sites dedicados exclusivamente á fanfics se é possível encontrar uma vasta quantidade desses textos, que são puramente amadores. Dependendo da obra, ela desenvolve um site próprio, mas isto não costuma ser muito comum.
Através da internet, o autor tem sua obra lida por todos que se interessarem e, muitas vezes recebe comentários, críticas e sugestões de seus leitores. Alguns leitores, impulsionados pelas fanfics, começam a escrever suas próprias obras ou se tornam beata-readers, revisando fanfics de outros autores para corrigir possíveis erros de todos os tipos que possam estar presentes nas obras.
Certos sites de publicação de fanfics chegam a desenvolver campeonatos e desafios de fanfics, onde todos participam com suas obras. Infelizmente isso se tornou extremamente raro hoje em dia.
04) - Para quê Escrever FanFics?
Escrever FanFics é uma atividade puramente amadora. Nenhum autor está ganhando dinheiro com isso. A vontade de escrever fanfics varia de pessoa para pessoa, mas todas estão presentes em um único contexto: hobby. Escreve-se FanFics para colocar os personagens que mais gosta ( ou ás vezes odeia) em situações que gostariam que lhes acontecesse na obra original, mesmo que algumas soem impossíveis. Mas aqui estamos falando de FanFics, onde o autor é quem manda. Junto á isso surge também um passatempo e uma maneira da pessoa de se livrar do stresse da vida cotidiana.
Além disso, escrever fanfics estimula a escrita, a interpretação de textos e a cultura. Muitos autores de fanfics, depois de trabalharem com personagens conhecidos, criem suas próprias histórias originais, da autoria dele próprio que podem impulsioná-lo a redigir seu próprio livro algum dia, se esse for seu desejo. Muitos autores atuais começam assim.
----- 
O que são Crossovers? 
Crossover nada mais é que a junção de 2 ou mais séries em uma única fanfic. Imagine uma fanfic onde personagens de Rurouni Kenshin se encontram com personagens de Sakura Card Captors? Ou personagens de Sailor Moon se encontrando com a galera de Dragon Ball?
Fanfics desse gênero costumam ser criativas e divertidas(se bem escritas, claro!) e quase sempre são de comédia. Crossover é uma boa oportunidade de você arranjar um jeito de colocar os personagens de suas séries favoritas juntos em uma única aventura.
-----
Novos Termos Literários? 

Apesar de parecer, certas conotações literárias oriundas do mundo das FanFics não são na verdade gêneros literários. Pode-se dizer que são termos para exemplificar melhor o conteúdo de determinada FanFic. Importante: isto restringe-se á fanfics então na sua redação da escola não os coloque como gêneros.
As conotações são diversas e como fanfic é coisa da web, novas conotações estão sempre surgindo. Eis alguns:
Parody - fanfic cujos personagens de determinada série fazem uma paródia de outra história. É como se fosse a versão literária de filmes que zoam grandes obras de Hollyhood, estilo Todo Mundo em Pânico. Podem também colocar os personagens de determinadas séries em situações absurdas, que jamais aconteceriam no original. O gênero Parody supera a Comédia pois normalmente os personagens estão completamente diferentes do que você conhece, e as situações que os autores podem criar são capazes de arrancar boas risadas.
Death-Fic - é basicamente um gênero drama com uma temática mais triste e decadentista. É sempre acompanhada por morte dos personagens nela presentes.
Angst-Fic - é quase a mesma coisa que o Death-Fic mas pode ou não ocorrer a morte dos personagens principais.
Short-Fic - É um subgênero dentro do gênero. E uma história curta, nunca tendo mais que 1 único capítulo e pode abordar qualquer gênero.
Normalmente tal estilo de FanFic possui a letra de alguma música que condiza com a história. A letra da música pode estar inteira logo no início ou separada em blocos ao longo dos paragráfos.
-----
O que são Universos Alternativos? 

Os conhecidos AU (Alternative Universe) é uma estilo de FanFic no mínimo interessante. O autor simplesmente pega os personagens da série que curte e os coloca em uma história totalmente nova e totalmente diferente de qualquer ligação com a trama da obra original.
Por exemplo, uma fanfic onde os personagens de Rurouni Kenshin estão vivendo no século XXI, cada qual tendo uma profissão ( Kenshin e Aoshi policiais, Misao como uma ladra de artefatos de museus e etc). Ou os personagens de X-1999 numa história cotidiana, com Kamui vocalista de uma banda de rock, Fumma trabalhando numa livraria e etc.
As fanfics de Universo Alternativo é apenas uma forma do autor de fanfics usar o enredo que criou mas em vez de criar seus próprios personagens "pega" os personagens de determinada série. É como um diretor que faz o roteiro da novela e escolhe os autores que trabalharão nela interpretando novos personagens com os mesmos nomes e personlaidades, mas em um mundo á parte.
-----
FanFics ou Obras Originais? 

Ás vezes certas obras compeltamente originais feita por certos escritores são tachadas erroneamente como FanFics. Isso ás vezes acontece não pelos leitores mas até pelo próprio autor que pode não saber como identificar aquela história ou seleção de contos que escreveu.
As FanFics como já dissemos são histórias escritas por fãs de determinada séries. Podem ser de qualquer gênero, podem ser com personagens em algum universo alternativo ou em novas situações. Pode haver personagens originais criados pelo autor contracenando com os personagens de alguma série.
Já as obras originais são inteiramente criadas pelo autor. Tanto enredo, como cenário e principalmente personagens, tudo é algo original. Pode se basear em alguma série mas é original. Em outras palavras é como um livro com uma nova história.
Embora ambos casos FanFics ou Obras Originais sejam um hobby, é importante lembrar que o segundo é algo, como o próprio nome já diz, original. De modo que talvez em vez de escrever uma obra original apenas para publicá-la na internet e ser lida por todos sem fim lucrativo para o autor possa ser uma grande besteira. Digo isso pois se a história for boa com um enredo inovador pode correr o risco de ser plagiada por uma alma maldosa que lucrará inescrupulosamente ás custas do autor original e, se o autor não tiver registrado sua obra pode acabar com problemas.
-----
Eu Posso Escrever uma FanFic? 

Claro que pode. As FanFics podem ser escritas por qualquer um, é um hobby que você pode vir a desenvolver uma ou mais vezes. Certamente você já conheceu determinada obra (ou obras) cujo final não lhe agradou perfeitamente então, que tal criar seu próprio final para essa obra? Claro que será uma tarefa puramente amadora, mas e daí não é mesmo?
Então, que tal você começar a escrever? Quem sabe um dia você não possa publicar sua própria obra original? Procure um bom (ou bons) sites para publicar sua obra e aguarde os comentários dos leitores.
13) O que Preciso para Escrever uma FanFic?
Não existe uma cartilha para se aprender a escrever fanfics. Mas claro que certas dicas podem ajudar e muito para você melhorar suas redações e consequentemente fanfics.
- seja criativo; procure um enredo, escolha a série(ou séries) que queira fazer uma fanfic. Se você não gostou do final daquele anime por exemplo, procure escrever um outro final de sua preferência
- leia bastante. Não estou falando aqui de revistas fofocas, estou falando de leitura de verdade. Leias livros, mangás, quadrinhos e veja bons filmes. Se você pretende escrever uma história de suspense, procure ler e se informar sobre o tema.
- se for tratar em uma história com algum fundo histórico ou baseado em uma determinada teoria, pesquise sobre o assunto. Não precisa virar uma enciclopédia ambulante do tema, mas tendo uma boa e verdadeira referência sua história terá qualidade e não conterá erros. Por exemplo você não pode dizer que seu personagem é gótico se ele é fanático por heavy metal.
- Jamais, eu disse jamais, copie o texto de outra pessoa(no caso, outro ficwrriter) sem sua permissão e diga que a história é sua. Isso é plágio, portanto, é crime. Você pode usar histórias alheias como fonte de inspiração mas não possui o direito de copiar o trabalho alheio. Garanto que você não gostaria que um desconhecido pegasse seu texto que você teve tanto trabalho pra fazer e alegasse que ele escreveu. É como diz o ditado: não faça para os outros o que você não gostaria que fizessem com você.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

x Leia o post antes de comentar!
x Sem xingamentos.
x Comentários sem conteúdo serão ignorados.
x Se quiser que eu visite seu blog deixe o link do seu blog no final do comentário.