7 de set. de 2012

As Armas de Resident Evil - Parte 4/4

| |

Silver Ghost: a segunda Samurai Edge

“Sou um espírito arrancado de meu corpo, um fantasma. Um homem que desapareceu deste mundo [no incidente de Raccoon City], alguém que não pode existir aqui. Vagando pela escura e cinza névoa, me chamo ‘Fantasma de Prata.’” Foi com estas palavras que Leon S. Kennedy batizou a arma que o acompanharia durante uma das missões mais difíceis de sua vida, o resgate da filha do presidente norte-americano.

A citação, apesar de não poder ser considerada parte da cronologia da série, serve para mostrar a simbologia da pistola inicial de Resident Evil 4. Ela é uma representação do próprio Leon, alguém deslocado e perdido, mas ainda obrigado a enfrentar as piores batalhas. Alguém talhado especificamente para o combate e com capacidades incomparáveis.

A história da Silver Ghost foi contada de forma dramatizada na edição 211 da revista japonesa ARMS, publicada em janeiro de 2006. Em uma parceria com a Capcom para a divulgação da versão PlayStation 2 de Resident Evil 4, a publicação especializada em airsofts dedicou boa parte de suas páginas para a pistola do game, revelando as influências do designer Ryoumura Jyoshin na criação, suas características técnicas e anunciando o lançamento de uma edição especial do título.


As origens de um mito

Leon Kennedy foi a última pessoa a ver Robert Kendo com vida. Fugindo dos zumbis pelas ruas de Raccoon City, o jovem policial se refugia na loja de armas do nipo-americano. Ele havia dado praticamente todo o seu estoque de equipamentos e munições para os cidadãos do município, de forma a aumentar as chances de sobrevivência deles. Para o próprio dono do estabelecimento, pouco sobrou.


Em um descuido, Robert acaba morto quando uma horda de zumbis invade a loja. Leon segue seu caminho e acaba sobrevivendo a Raccoon City, mas sem esquecer o homem que o ajudou. Anos após o incidente na cidade, já completamente treinado e atuando como um agente federal, o jovem localiza Joseph Kendo em uma loja de armas na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Era lá que ele continuava as tradições da família e trabalhava no que ele esperava ser a pistola tática perfeita. A Samurai Edge, sua principal obra prima, era baseada na Beretta M92F e, apesar de extremamente confiável, ainda não era a ideal. Para Robert Kendo, a “arma das armas” deveria ter peças fabricadas sob medida, incluindo cada um dos parafusos. A ideia era criar um armamento de primeira categoria, leve, poderoso e de simples manutenção, que pudesse ser usado até mesmo por uma criança.

Após meses de trabalho, no outono de 2004, Joseph Kendo entrega a Leon a Silver Ghost, um presente para o último homem a ver seu irmão com vida. A arma, que já era exclusiva o bastante, ganhou um toque ainda mais pessoal com a adição de uma caveira no cabo, um desenho considerado pelo agente como seu símbolo pessoal.

A pistola acompanharia o ex-policial durante todo o incidente na Espanha. A arma se tornaria sua parceira também em Resident Evil: Degeneração, longa de animação no qual Leon utiliza a Silver Ghost como sua pistola principal. Em RE6, porém, ele volta a aparecer com a H&K VP 70, usada por ele no segundo game da série.
A arma perfeita


Criada para ser ambidestra, a Silver Ghost tem um pente alongado, de forma a carregar mais projéteis que a maioria das pistolas da mesma categoria. Com cerca de 25 centímetros de comprimento, a arma conta com um cano de aço inoxidável, garantindo um tom prateado bastante característico que contrasta com o restante do corpo. Levemente alongado, o componente conta com uma rosca para encaixe de um silenciador. A inscrição Kendo Custom Shop pode ser vista na lateral.

Uma adaptação na parte inferior do cano foi realizada para encaixe de uma mira a laser ou lanterna, alimentadas individualmente por uma pequena bateria e garantindo maior precisão aos disparos. O gatilho é um pouco mais leve que o de armas convencionais e também conta com uma pintura prateada. A manopla parafusada ao cabo dá mais firmeza na pegada e é feita de madeira, enquanto a caveira decorativa é de polímero.

De acordo com o designer Ryoumura Jyoshin, a Silver Ghost foi um conceito criado do zero, apesar de carregar fortes semelhanças com a H&K USP ou a SOCOM-Mk23, duas armas utilizadas pelas forças armadas dos Estados Unidos. A ideia era que o equipamento fosse exclusivo o bastante, mas sem tirar o pé da realidade, de forma que pudesse passar como uma arma que seria realmente utilizada por um agente do governo.


A capa da revista ARMS com a reconstrução da Silver Ghost. Fonte: RE Wiki

A edição 211 da ARMS também acompanhou o anúncio de uma edição especial de Resident Evil 4 para PS2, que acompanharia uma réplica em escala 1/6 da Silver Ghost. Para as fotos da publicação, porém, a equipe do veículo construiu, ao lado do próprio Jyoshin, uma versão em tamanho real da pistola, substituindo as peças de uma arma real por componentes reproduzidos em plástico.
Pouca atenção aos detalhes

O zelo de Jyoshin e da equipe de Resident Evil 4 em criar uma arma exclusiva para Leon, porém, não é compartilhado por outros desenvolvedores da Capcom. Por ser uma arma que faz parte do inventário de Albert Wesker no quarto game da série, a Silver Ghost acabou aparecendo também como a arma padrão do vilão em RE: The Umbrella Chronicles.


A arma também está no primeiro trailer de Resident Evil 5 como um placeholder – elementos que aparecem nos games apenas para demonstração de um conceito e não fazem parte do design final. No vídeo, a Silver Ghost aparece nas mãos de Chris e com um grande alongamento no cano.

O agente da B.S.A.A. também utiliza a arma em Marvel Vs. Capcom 3, apesar dela não aparecer na versão final de Resident Evil 5. A pistola também aparece sendo usada por Leon em uma das cartas do modo Heroes & Heralds, que faz parte da versão Ultimate do game.

Artigo escrito com base na tradução da revista ARMS 211 realizada pelo site Project Umbrella. Informações adicionais: Resident Evil SAC

Nenhum comentário :

Postar um comentário

x Leia o post antes de comentar!
x Sem xingamentos.
x Comentários sem conteúdo serão ignorados.
x Se quiser que eu visite seu blog deixe o link do seu blog no final do comentário.