30 de mai. de 2013

A Blogosfera.

| |


Quando entrei na blogosfera, em meados de 2009, me lembro que era bem diferente da blogosfera que temos hoje. Os blogueiros não eram muito unidos, mas ainda eram, e tinha blogs dos mais variados assuntos. Moda, música, cinema, literatura, jogos tudo o que você possa imaginar. Eu não me dava o trabalho de ler esses blogs, estava interessada apenas no meu blog e nos blogs que abordavam o assunto "jogos". Não tinha muitas regras e as pessoas faziam os posts como bem entendiam, o que dificultava a leitura pois o uso do "internetês" era bem mais frequente na blogosfera do que é hoje. O "segue, sigo de volta" era normal e quase ninguém se importava. Os layouts eram feinhos, mas tinha muitos blogs lindos e poucos para te dizer o que você deveria colocar no seu blog ou retirar dele.  Confesso que sinto saudades daquela época. Não era necessário passar pela aprovação de muitos e não tinha esse preconceito com blogs de 10 seguidores.

Hoje os blogs mais famosos são os de moda (em geral) e de literatura. Amo esses dois estilos, mas são poucos os blogs que realmente não abordam só um assunto e admito: gosto de blogs meio bagunçados. Hoje parece que as pessoas dão mais valor aos seguidores e ao mesmo tempo aos posts que elas fazem. Pode ser uma porcaria, mas se um não comenta a pessoa fica sem atualizar durante semanas e diz que "se não tiver 50 comentários não posto tal coisa que prometi". Os leitores estão muito mais exigentes, querem postagens com mais frequência como se o blogueiro não tivesse outra vida, querem que o blogueiro nem o blog mude, querem que tudo fique do jeito deles. O problema é que tem blogueiros que seguem o que os anônimos dizem.

Ah os anônimos, quem nunca teve problema com eles? Muitos os consideram como idiotas que tem vergonha de comentar seja ele bom ou ruim. O fato é: muitos vão lá, falam meia duzia de verdades e saem do blog, mas tem os caras que falam "Seu p**** seu blog é uma m****, faça posts decentes seu c****!" e muitas vezes voltam e são capazes de ameaçar até os leitores trazendo má fama para os anônimos.

O que penso de tudo isso? Normal. É o que se vê dentro e fora da internet. É só mais um reflexo de nós mesmos. Acredito que podemos ignorar certas coisas, mas que a blogosfera mudou, mudou. E muito. Só resta saber: pra pior ou pra melhor?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

x Leia o post antes de comentar!
x Sem xingamentos.
x Comentários sem conteúdo serão ignorados.
x Se quiser que eu visite seu blog deixe o link do seu blog no final do comentário.