2 de fev. de 2012

Plágio - O que é? O que fazer?

| |

Plágio. Depois de Justin Bieber e Restart, plágio é um dos assuntos mai falados na blogsfera. Ja sofri plágio uma vez, e acreditem, mesmo meu blog já ter sido excluído, a sensação é horrível. Primeiro, você tem que saber o que é plágio. E colocar na cabeça: "Nunca vou plagiar um blog". Pois só quem realmente é o autor, sabe o quanto ruim, ter seu trabalho copiado sem dó nem piedade.
Sabe aquele layout, lindo, ou aquela imagem, que você fez, demorou um bom tempo para terminar, e é distribuída em outros blogs, por uma pessoa que se diz autor do seu trabalho? Isso é plágio. Plágio pode ser considerado pelo Google mesmo contento "Fonte / Via". Sim, aqueles sites que mostram noticias. Para sabere mais do assunto, aqui vai um resumo:

Plágio:O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. 

Plágio é assumir a autoria do trabalho ou criação de outra pessoa.
Traduzindo em miúdos, se você publicou – em seu site, blog, perfil de rede social (no Orkut, por exemplo) ou onde quer que seja – se você publicou um texto escrito por outra pessoa, e não deixou estrondosamente claro quem é o autor, você está incorrendo em plágio.
Mesmo que seja apenas um trecho, uma frase; mesmo que você não diga explicitamente que você é o autor das palavras publicadas; se fica subentendido de alguma forma que você é o autor, é plágio.

Lei Brasileira:No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Todavia, a lei 9.610 é voltada para a proteção de obras comerciais. Segundo essa lei seria possível copias "pequenos trechos", o que é inadmissível em um trabalho acadêmico. Para fins de trabalho acadêmico é mais adequado seguir-se as normas da ABNT, que não admitem exceções para textos copiados.

O que fazer se for vitima de plágio?

Fale com quem te plágiou: Fale com o plagiador para tentar resolver tudo de forma pacífica e sem constrangimentos. Deixe um comentário no blog dizendo que você sabe que ela está plagiando seu blog, e que você exige que ele(a) retire o conteúdo plagiado. Aguarde um ou dois dias e se não houver resposta, vá para o próximo passo.

Reclame ao Blogger: O blogger fornece um formulário que permite aos blogueiros denunciar o plágio. Você o encontra neste link: http://www.google.com/support/bin/request.py?contact_type=lr_dmca&product=blogger. Vou ensiná-los como preecher o formulário corretamente, é só fazer como está nos prints abaixo(clique para ampliar:
Agora é só clicar pra enviar. A equipe do blogger vai avaliar sua denúncia, e se ela for válida, vai tirar o blog plagiador do ar.

Proteja seu blog: Você pode evitar, ou pelo menos identificar mais rápido os plagiadores. Uma das formas é entrando no site www.copyscape.com . É só colocar o link do seu blog na página iniciar que ele faz uma pesquisa de blogs que possam ter copiado seus posts. É sempre bom entrar de vez em quando pra checar se alguém está te copiando.

Para quem já Plagiou: Se você já plagiou alguém, não faça isso de novo. Só quem já foi plagiado sabe o quanto é ruim ligar seu computador e se deparar com todo o seu trabalho duro copiado sem dó nem piedade. Isso é muito ruim mesmo, então por favor, ponham a mão na consciência e evite e nunca repita esse ato.


Depois desse Big Post, acho que já sabem o que é plágio. Então vai a dica: Se já plagiou, não faça novamente. Se foi/é vitima, denuncie ao blogger.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

x Leia o post antes de comentar!
x Sem xingamentos.
x Comentários sem conteúdo serão ignorados.
x Se quiser que eu visite seu blog deixe o link do seu blog no final do comentário.