7 de jun. de 2012

Como escrever um artigo de opinião?

| |

Tadinho!

Olá pessoal. Minha professora de português pediu para que fizéssemos um trabalho sobre artigo de opinião. Resolvi trazer algumas coisas para você. Vamos ler?
“Um artigo de opinião tem a intenção de convencer o leitor em relação à forma de pensar do autor do texto. Para isso é essencial que o redator conheça profundamente o tema sobre o qual versa e também as circunstâncias em que se deram tal fato, pois só assim poderá formular argumentos consistentes e defender a sua tese, ou seja, a sua opinião.”

Você já tem uma opinião sobre um assunto, como todo mundo tem. Mas, para escrever será preciso levantar tudo o que foi publicado sobre ele, obter o maior número de informações a respeito dele, ler outras opiniões sobre o assunto (contrárias ou não a ele). Uma afirmação falsa que você apresentar no artigo pode ter um efeito contrário da sua intenção, que é convencer o leitor de que sua opinião faz sentido, por isto é tão importante esse levantamento.

Você também deve saber estruturar seu texto: comece com uma idéia geral, de sentido comum, algo que todos já sabem, para que o leitor possa ter intimidade com o assunto. Por exemplo, "Nestas últimas semanas, o Rio Grande do Sul está chocado com as temperaturas baixas". Ora, isso é óbvio, não é novidade, mas o leitor verá que o texto está próximo dele. Este tipo de frase faz parte da INTRODUÇÃO do texto. Nesta introdução, não vale ainda opinar, mas apenas situar o leitor no assunto. A introdução não pode ter um parágrafo muito grande, ela tem de ser mais ou menos rápida.

A seguir vem o DESENVOLVIMENTO, e aí você vai poder misturar suas opiniões com os dados que você recolheu sobre o assunto. Você pode citar o que já disseram, se tiver mais espaço e mais tempo para fazer. Caso não tenha, use o que você leu e dê uma cara própria ao texto. A parte do desenvolvimento também pede seu raciocínio crítico. Nunca use a emoção para escrever, sempre seja centrado, não se exalte. A emoção pode comprometer a seriedade que a opinião deseja.

A CONCLUSÃO é feita com dicas suas para que algo possa melhorar, ou para que seja evitado o que aconteceu você pode manifestar seus temores e seu otimismo. É uma nota para o futuro (pode ser otimista ou pessimista, dependendo do seu humor, mas nunca se exalte como eu disse).



Outras dicas:

ESTRUTURA:

1) Apresentação ou contextualização da questão em discussão (ponto de vista).

2) Explicitação da posição assumida (tese).

3) Utilização de argumentos que sustentam sua posição (argumentação).

4) Conclusão (retomada ou “amarração” da tese).

TIPOS DE ARGUMENTO:

A) Argumentos de autoridade – citação de uma fonte confiável. Um especialista, dados de um instituto ou de uma pesquisa.

B) Argumento de principio – legitimação por princípios, conceitos éticos e morais.

C) Argumento por causa – estabelecer relações de causa e conseqüência na sua argumentação.

D) Argumento por exemplificação – mostrar exemplos comparáveis.

DICAS:

• Tenha em mente para quem você vai escrever seu artigo de opinião.

• Cada ideia tem de ser repetida dois ou mais vezes.

• Reescreva seu artigo ao menos uma vez.

Fontes: Apostila Cursinho Anglo, Construindo Nossa História, Lendo.org. Todos rescritos a meu texto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

x Leia o post antes de comentar!
x Sem xingamentos.
x Comentários sem conteúdo serão ignorados.
x Se quiser que eu visite seu blog deixe o link do seu blog no final do comentário.